sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conheça a Bateria do Mestre Marco André da Silva

Mestre Marco André de camiseta amarela

A Bateria é o coração de uma escola de samba, mas será que existe outra forma de defini-la? Não se imagina um desfile sem o pulsar constante dos instrumentos que dão vida ao samba, com todas as bossas, paradinhas e evoluções que, no passo a passo dos anos, foram moldando e construindo esse ritmo que contagia a avenida. Mas nem só de coração pulsante vive uma bateria. 


Dela partem veias e artérias que criam raízes na comunidade formando novos ritmistas, ensinando jovens, e criando o elo para garantir a sobrevivência de uma escola para as gerações futuras. A bateria é o celeiro musical, que junto à ala de compositores, é responsável por boa parte de um espetáculo que jamais sai da memória. 

É graças à competência de uma bateria, aliada a diversos outros quesitos, que cenas como o a do carnaval passado, no enredo Bahia de Todos os Deuses, Templo de Tradição e Fé, de Agnaldo Corrêa,  se eternizam na história do carnaval.

A Bateria de mestre
Marco André da Silva, do Canários, tem como sua característica tradicional as caixas de guerra com afinação de tarol. A escola preserva este fundamento que foi repassado de mestre para mestre. Atualmente a bateria Nota 10 é formada por vários jovens  ritmistas.

Mestre André da Canários realiza ensaios semanais com os ritmistas e repassa ensinamentos para os jovens,  moram no entorno da quadra, e querem participar da bateria. 

Desde quando assumiu a Bateria do Canários conseguiu renová-la sem perder suas principais características. No Carnaval 2011, o Mestre de Bateria do Canários, promete muitas novidades para ajudar a escola em busca da subida da escola para mais um, Grupo Especial como coreografia para os ritmistas, novas bossas e muito mais.

Para que tudo saia como planejado o Mestre André da Canários conta com os  esforços de todos os componentes da escola, no dia do desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário