sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O delicioso CD da AESCRJ

Ricardo Delezcluze

O CD do acesso acabou de sair e o comentarista do SRZD carnavalesco já tira o Samba do Canários das laranjeiras como o melhor do grupo E, parabéns a todos nós.

Comentava com amigos sobre essa espera para o próximo carnaval. Conforme ele vai chegando a espera torna-se mais angustiante. Já que a ansiedade é um fato e o coração começa a bater mais forte nos resta apreciar tudo que pode ter de bom para aplacar nossa tensão.

Tenho que concordar com os que alertam que os últimos acontecimentos não são dignos de esfuziante alegria. Aparecem, no entanto, pequenos feitos dignos de jubilo. Um deles foi o recente e inédito lançamento do CD oficial dos Sambas de Enredo dos grupos C,D e E para o carnaval 2011.

A obra é fruto do esforço do velho amigo e produtor Chico Frota que peregrinou quadras das 41 agremiações espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro em busca das gravações independentes dos sambas.
A tarefa é árdua já que não há calendário unificado para as escolhas de samba desses grupos, onde estas podem acontecer antes da definição das escolas do Grupo Especial (como foi o caso da Unidos do Cabuçu) até o mês de janeiro.
A Unidos da Ponte, por exemplo, chegou a anunciar a reedição do samba e do enredo "Oferendas" depois voltou atrás e com enredo parecido ao de 1984 apresentará "Orixás" na avenida. Fontes ligadas à escola alegam que o samba é inédito, encomendado ao vitorioso compositor Grillo em parceria com Peniche e Fernandão.
Um pesquisador fanático sobre carnaval, no entanto, o Paulo Renato do grupo S@mba-net, afirmou com convicção na lista de discussões Rio-Carnaval que o samba concorreu em 1984.
Ele inclusive tem gravações da época quando o samba era executado no programa do Jorge Perlingeiro na então Rádio Tamoio. Enfim, o que me interessa no momento é chamar atenção para esta obra-prima do carnaval carioca.
Um samba construído com a simplicidade e perfeição que pareciam ter ficado nos anos 80, uma dádiva que desfrutaremos com satisfação na Intendente Magalhães.
Vou além para afirmar que em minha opinião é o melhor samba do carnaval para 2011. Caso a escola venha admitir que o samba de fato seja um dos derrotados na disputa de 1984, um precedente interessante é aberto.
A perspectiva inovadora de ter belos sambas derrotados no lugar das reedições que parecem ter saído de moda é animadora. Seria mais legal ainda para a escola e para os desfiles da Intendente Magalhães que tal pioneirismo tenha sido lançado ali.
O CD com todas as faixas em MP3 (até por uma questão técnica que torna possível reunir 41 sambas em disco único) reacenderam aquele sentimento explorador e novidadeiro que comentei logo nas primeiras colunas 1.
Não conhecia boa parte dos sambas e me senti muito bem os explorando continuamente. Como se tratam de produções independentes existe aquelas gravações que carecem um pouco mais de recursos técnicos e outras bem requintadas.
Essa diversidade se reflete no estilo dos sambas,mas no seu conjunto os sambas com uma ou outra exceção são muito bons. Como não pretendo aqui esmiuçar samba por samba lanço meus preferidos que os leitores podem ou não concordar.
Os que não cito tampouco carecem de qualidade pois como já afirmei, no conjunto é um CD muito bom. Tem, no entanto, a simplicidade e ousadia que marcam nosso carnaval e que muitas vezes ficam em segundo plano nos sambas das escolas maiores.
Aqui é possível ouvir um refrão delicioso como o do Boi da Ilha, melodia marcante e gostosa como a do Acadêmicos do Engenho da Rainha, e sacadas geniais como a do samba da Unidos de Vila Santa Tereza ("Iara em seu cantar me "garantiu"/um futuro "caprichoso"/No paraíso verde do Brasil"). (Ricardo Delezcluze | Samba Alternativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário